segunda-feira, 2 de junho de 2014

IVA GOMES -MEIO SÉCULO DE MUITASCONQUISTAS


A força não vem de vencer. Suas lutas desenvolvem suas forças. Quando você atravessa dificuldades e decide não se render, isso é força.
Arnold Schwarzenegger

Apresentação
               Nascida em 1892, a professora Iva Gomes Ribeiro formou-se em 1915.Designada para a Escola Nuclear do 25º Distrito, situada à Estrada de Inhoaíba, a 26 de julho de 1930, como regente, em um prédio alugado, com três salas apenas, 58 alunos, sem água e sem luz.
               Ao tomar posse, Dona Iva convidou as famílias a matricular os filhos na escola e devido ao seu ardoroso trabalho, chegou a um total de 80 alunos, elevando a Instituição à categoria de Fundamental.
              Dona Iva iniciou a campanha por uma escola melhor e pela construção de um prédio com capacidade maior. Em 15 de dezembro de 1945, a 5ª Escola Mista passou a denominar-se Alba Canizares do Nascimento, em homenagem à sua inesquecível inspetora escolar, então já falecida.
              Mais tarde, a professora Iva foi homenageada por sua contribuição para a Educação sendo patrono de uma nova escola em Inhoaíba. A Escola Municipal Iva Gomes Ribeiro foi fundada em 15 de junho de 1964, mas no primeiro ano funcionou na Escola Municipal Almirante Saldanha da Gama, tendo iniciado, efetivamente, seu trabalho no prédio escolar em março de 1965.
             Foram diretores desta Unidade Escolar: Nadir Silveira Simões do Amaral e Mércia Domingues Pieroni; Nadir e Maria Lúcia Ferreira Goulart; Vilma Fernandes e Maria Lúcia ferreira Goulart; Marília Valle Gomes da Silva e Maria Lúcia Ferreira Goulart; Amicy dos Santos Prata e Maria Lúcia Ferreira Goulart; Ivanda Coelho dos santos e Maria Lúcia ferreira Goulart;Ivanda Coelho dos santos e Lúcia Alves Medeiros de Souza; Zilmar Menezes do Bonfim   e Lúcia Alves Medeiros de Souza; Zilmar Menezes do Bonfim e Sônia Maria Dib; Sônia Maria Dib e Zilmar Menezes do Bonfim; Valéria da silva Wanderley Machado e Nilza Maria do Espírito Santo de Freitas.Atualmente, Luciane Morais de Lima e Tânia Lúcia Almeida Mattos.
           No ano da sua fundação, a Unidade escolar funcionou em horário de três turnos e 10 turmas do nível 1 ao nível 6 e grupamentos especiais.

           Hoje, a escola é uma referência, atendendo diferentes gerações dentro das mesmas famílias, com Educação de Qualidade, recebendo o prêmio SESI Educação que  é  uma iniciativa do Sistema FIRJAN, e o PNUD.  CATEGORIA III - 40 escolas municipais de Ensino Fundamental , que obtiveram os melhores resultados na conjugação do IDEB e de variáveis selecionadas do IFDM- Educação, obtidos diretamente do Censo Escolar 2011 e IDEB 2011.