Tangram é um quebra-cabeça chinês formado por 7 peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo) Com essas peças podemos formar várias figuras, utilizando todas elas sem sobrepô-las. Segundo a Enciclopédia do Tangram é possível montar mais de 1700 figuras com as 7 peças.
Esse quebra-cabeça, também conhecido como jogo das sete peças, é utilizado pelos professores de matemática como instrumento facilitador da compreensão das formas geométricas. Além de facilitar o estudo da geometria, ele desenvolve a criatividade e o raciocínio lógico, que também são fundamentais para o estudo da matemática.
Não se sabe ao certo como surgiu o Tangram, apesar de haver várias lendas sobre sua origem. Uma diz que uma pedra preciosa se desfez em sete pedaços, e com elas era possível formar várias formas, tais como animais , plantas e pessoas. Outra diz que um imperador deixou um espelho quadrado cair, e este se desfez em 7 pedaços que poderiam ser usados para formar várias figuras. fonte: wikipédia
Para montar a coletânea de poesias de Vinícius de Moraes, utilizamos as peças do tangram.
É uma atividade que precisa de um certo planejamento, pois há o perigo de perda e mistura das peças.
UM TRABALHO COM LITERATURA, ARTES, PRODUÇÃO ESPONTÂNEA SÓ PODERIA TER ESSE RESULTADO.
MARGARIDA FRIORENTA
ROMEU E JULIETA
RESPEITO
ROMEU E JULIETA
ANACLETO
DE MÃOS DADAS
O QUE LEVAR PARA UMA ILHA DESERTA
PLANETA COLORIDO
TARSILA E O PAPAGAIO JUVENAL
A professora Denise, que também é escritora, visitou a nossa Unidade Escolar para fazer a contação de suas histórias, autografar e mostrar um pouquinho da sua própria história.
Que trabalhos lindos!
ResponderExcluir