REUNIÕES

                       No próximo dia 22, sábado, haverá reunião com todos os responsáveis e equipe de direção, às 9 horas.










A  primeira  reunião de 2014 foi marcada com a presença considerável de responsáveis, alunos do grêmio estudantil e Equipe.
 A reunião foi dividida  em três momentos:
   - Fala da direção para discussão de assuntos pontuais registrados em pauta  ;
   - Sala de aula para entrega de Boletins, avaliações  e orientações;
   _ Cada responsável teve a oportunidade de registrar a sua avaliação e entregar para a Equipe.





                                                                               13  de abril de 2014





    Sábado foi dia de reunião com os familiares dos nossos alunos.
    Preparamos uma pauta com itens indispensáveis( acho que todas as escolas fazem isso) para um bom desempenho escolar, assim como, uma dinâmica que pudesse atingir " o coração" dos responsáveis quanto a Proposta de Trabalho: Compartilhando responsabilidades, formando Cidadãos.
   Um trabalho simples de contação de histórias, mas com efeito plenamente satisfatório.
   O livro A PONTE indicado para capacitação de Educação Infantil no início do ano letivo aborda a necessidade de UNIÃO, COMPARTILHAMENTO, DA NÃO SOBRECARGA das partes envolvidas...
   Depois de tudo isso os professores atenderam os responsáveis em sala de aula.
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imagem: www.caraubashotnews

      Toda vez que acontece uma reunião há uma grande preocupação de que ela seja objetiva, mas que não seja enfadonha.
       O que fazer? Como começar? Primeiro, devemos fazer um levantamento sobre as necessidades de ajustes que há na escola, as falhas, os sucessos, os vínculos e as parcerias que precisam ser firmadas.Depois podemos pensar um vídeo, numa literatura infantil, numa dinâmica que levem à reflexão dos assuntos abordados.
        Pensando nisso apresentei a história "O Menino Que aprendeu a Ver" de Ruth Rocha, através de vídeo.
        
 
    Assuntos abordados de forma interativa:
- relação pais X filhos diante das curiosidades da criança;
- a colocação da função da escola ;
- a sequencia das aulas, quando o aluno falta ele perde;
- a importância do ato de ler.

  Na Reunião da turminha de Educação Infantil, passei o vídeo: Tudo o que sei  aprendi na Ed. Infantil.




                     VIOLÊNCIA , AGITAÇÃO, FALTA DE CONCENTRAÇÃO

           Muitas são as  queixas dos professores sobre a carga de violência que as crianças trazem para a escola, gerando a agitação no  cotidiano escolar. Os professores ficam exaustos e até mesmo doentes e o que é pior, muitas das vezes sem saber o que fazer.
           E o que fazer?
           Coisas simples como  o acolhimento dessas crianças, entre outros, podem modificar esse quadro.
           Quando fui convidada para levar experiências na Educação Infantil da minha Unidade Escolar, encontrei um grupo da Escola Atenas que passou  tanto entusiasmo, e talvez, uma grande ajuda para as questões supracitadas:
TRABALHAR A PLASTICIDADE CEREBRAL.
           Resolvi pesquisar sobre o assunto e realmente é bastante interessante. Então decidi publicar o artigo que encontrei no site projetouere.org.br


A pedagogia Uerê-Mello é o resultado de mais de 30 anos de pesquisaem diversos países e com 3.000 crianças nas ruas e favelas na cidade do Rio de Janeiro. E como política pública atinge um número considerável de alunos na rede pública do Rio de Janeiro.
A pedagogia é especializada nos problemas abaixo mencionados e melhora ou resolve os problemas apresentados por essas crianças na área cognitiva: memória, foco, linguagem falada e escrita, associações, atenção, concentração, rapidez de raciocínio e lógica do pensamento, leitura, raciocínio analítico, matemática e comportamento, equilíbrio da inteligência emocional.
logotipo-pedagogia-uerê-melloO principal objetivo da pedagogia UERÊ-MELLO é o de influenciar, de maneira positiva, as fases de transformações da infância e da adolescência de uma população exposta a conflitos constantes, com distorções ocasionadas por situações de riscos e traumas que impedem que desenvolvam suas potencialidades vitais. Traumas que podem interromper o crescimento e o desenvolvimento físico e mental e repercutir para o resto de suas vidas. Nosso método também visa proporcionar aos alunos o conhecimento dos seus processos mentais, do seu biorritmo e do seu grau de compreensão.
Os problemas apresentados pelas crianças que chegam ao PROJETO UERÊ constituem o reflexo de um conjunto de sintomas que são a resposta psicológica e biológica diante de fatos traumáticos que modificam o seu quotidiano.
A pedagogia proposta é baseada primeiramente no conceito de associação da mente com a emoção, na plasticidade cerebral, na rapidez da absorção das informações com conteúdos curriculares explicados de maneira bastante simples, sistematizados e em curtos períodos em sala de aula.
Para isso, se faz necessário que educadores entendam o funcionamento do cérebro, para compreender as variações do aprendizado e não etiquetar crianças sãs como doentes, só porque não conseguem seguir um ritmo que lhes foi imposto.
Uma criança ou jovem traumatizado por qualquer tipo de violência vaiapresentar uma disfunção dos circuitos que vai afetar toda sua parte cognitiva e emocional. É nesse nível celular que os distúrbios de aprendizagem acontecem. Um período de trauma na infância leva a um atraso e desordem na parte cognitiva humana.
A pedagogia se baseia e é focada nas dificuldades do aluno e sua compreensão dessas dificuldades, visando potencializar o cérebro no seu desenvolvimento saudável. Existe a inteligência inata, questões genéticas que pertencem ao indivíduo. Mas a inteligência sozinha não leva a um total desenvolvimento de seu potencial.
No PROJETO UERÊ, as estratégias de aprendizado são definidas com base na vida e nas emoções quotidianas das crianças, com o propósito de facilitar a compreensão. Criamos também um sistema que chamamos “Bolhas”. Educamos as crianças e jovens para funcionar dentro de diversas bolhas: casa, escola, lazer, trabalho, amizades, amor.
Essas bolhas estão sempre sobre nossas cabeças e o segredo é não deixá-las nunca cair e estourarem. Cada bolha é uma faceta da vida e eles aprendem a circular dentro e entre elas.
Esse é o equilíbrio da vida que tentamos passar para que os Uerês se tornem pessoas mais felizes.
Nossos principais critérios, do ponto de vista de ensino, são:

12 momentos em sala de aula

  • Oralidade em todas a aulas antes dos exercícios escritos
  • Processo de aprendizado com compreensão de maneira mais interativa
  • Divisão da classe em grupos para os exercícios orais: os grupos variam no dia-a-dia: os exercícios orais não só melhoram o armazenamento como irrigam melhor o cérebro (glicose e oxigênio).
Enfoque no individual e no emocional:
  • Corpo-mente
  • Espaço-tempo
  • Sujeito-objeto
Usamos algumas estratégias para melhorar o aprendizado:
  • Organização e aceleração da mente
  • Monitoramento constante
  • Organização do ambiente
  • Divisão do estudo em uma ordem pré-estabelecida na pedagogia
  • Revisão dos conteúdos sempre que necessário
A pedagogia UERÊ-MELLO é baseada no tempo em que se pode prender a atenção do aluno com armazenamento da informação com qualidade. Qualidade significa aprender e reter. No caso de criança em zonas de risco, isso é importantíssimo.
O tempo em sala de aula é dividido em 12 momentos. Todos os momentos não devem ultrapassar os 20 minutos exceto as aulas extracurriculares.


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