Mês de outubro, cansaço batendo às portas, nada mais motivador que trabalhar com histórias, brincar, dançar e desenhar poesias para as crianças e adultos. Precisamos desses momentos de descontração, viagem, desprendimento da realidade tão dura.
O mais importante nesse processo é poder contar com profissionais tão dispostos para realizar um trabalho de excelência.
O livro tem poder de transformar uma reunião clássica de pais, numa contação de histórias, tornando-a light, prazerosa e assertiva , com alcance pedagógico de forma plena.
A Adjunta Luciane contou a história "Agora não, Bernardo."
"Bernardo queria avisar aos pais que na casa havia um monstro, mas eles não tinham tempo para ouvi-lo, e nem perceberam quando o menino acabou sendo devorado. Este livro tenta retratar com humor, a indiferença dos pais pelos filhos"
.
INCLUSÃO SOCIAL
Esta é a personagem Emília, brilhantemente interpretada pela professora Gláucia Aline.
A proposta de inclusão, mais uma vez, esteve presente em um evento.
Emília, na história criada por Monteiro Lobato, foi feita pela Tia Nastácia, para a menina Narizinho.Nasce muda e é curada pelo doutor Caramujo, que lhe receitou uma pílula falante. Emília, então, desembesta a falar. Preocupada, Narizinho pede ao doutor para que dê uma pílula fraquinha, só que Emília fica muda por alguns minutos. Nesse momento, a professora pede que todos façam de conta que tomaram essa pílula e coloca a problemática: Como poderia uma pessoa ficar sem falar? Haveria outra forma de comunicação? Então, o intérprete Carlos é apresentado e ensina sinais básicos das LIBRAS. O resultado foi imediato, as crianças aprenderam com muita facilidade e já saíram usando os sinais.
Emília dança ,
ensina,
e encanta.
Observe os olhares atentos das crianças. Preciso comentar mais alguma coisa ?
INTERATIVIVADE : MAIORES CONTAM PARA OS MENORES
A professora Maria de Jesus trouxe a proposta de contação de histórias . Sua turma, que é do 4º ano, contou a história "Bruxa, Bruxa, Venha a minha festa" para os menores.
Que mimo!
RELEITURA DE CAPA
A professora Cláudia trouxe uma proposta de releitura da capa de um livro, que alcança vários objetivos: letramento, descoberta de habilidades, concentração, observação, prazer, etc.
A turma é de 1º ano e já é possível identificar grandes talentos.
O sapo é muito utilizado como um "elemento de transformação" nos Contos de Fadas, por isso, a professora investiu nesse bichinho para compor essa bela apresentação.
Essa atividade, também do 1º ano, foi através do livro "Tem um monstro no meu jardim".
INTERATIVIDADE : MENORES INTERPRETAM POESIA PARA OS MAIORES
A turminha de Educação Infantil deu um show na apresentação. A Aluna que está à frente foi a narradora e as outras participaram respondendo com rimas do poema de Elias José "A casa e o seu dono".
A professora trabalhou de forma lúdica e prazerosa, a consciência fonológica.
ARTES CÊNICAS E RECONTO
A professora Karla preparou, com seus alunos, a história da Margarida Insatisfeita , da autora Denise Almeida .
Essa história traz uma mensagem de que devemos ser felizes da forma que Deus nos Fez.
A turma dramatizou a história e fez, na produção textual, o reconto.
FANTASIA E ERA DIGITAL
A Menina Bonita do laço de fita, interpretada pela professora Élen, fez uma apresentação de contação de histórias e projeção de imagens do livro.
No final, as crianças entrevistaram a personagem.
Que Professora Bonita do laço de fita!
Turma 1501
SINOPSE, FORMATOS E OPINIÃO CRÍTICA.
Alunas do 5º ano contaram histórias para a turma de 1º ano.